10 de outubro de 2009

Resenha n'O Globo


Saiu n'O Globo de hoje, 10/10/09, Caderno Prosa & Verso, uma bela resenha sobre a coleção Poesias de Espanha. É assinada por Bella Josef, crítica literária que muito aprecio, autora da obra essencial História da Literatura Hispano-Americana. Fiquei lisonjeado tanto pelos comentários tecidos na resenha quanto pela própria escolha da ensaísta responsável por redigi-la.

Quanto ao que foi mencionado, esclareço apenas que o poeta catalão Bartomeu Rosseló-Pòrcel figura no final da antologia da poesia catalã, ainda que com um único poema, e que Joan Vinyoli não poderia ser incluído em virtude do critério de seleção adotado: entraram apenas autores mortos até a Guerra Civil, ao passo que Vinyoli morreu em 1984. Fora isso, pretendo incluí-lo na segunda parte da coleção, em que já estou trabalhando aos poucos e que abrangerá o período do pós-Guerra Civil até a atualidade, em princípio.

A resenha está disponível neste link. Infelizmente ainda não consegui o texto em formato 'txt'.


3 comentários:

felipe oliva disse...

fav: merecido, né? fico contente por você, desejo mto sucesso ainda por esse trabalho tão legal! abraços desde sampa.

Fábio Aristimunho disse...

Obrigado, Felipe. Tentei responder diretamente no seu blogue, mas não descobri como postar comentário por lá. Fiquei com vontade de assistir Hamelin, por seu comentário.
Abraço

Bahiano disse...

Entrando en clima...
Felicitaciones Fábio!
Mucho suceso amigo.
Fuerte abrazo.