Recentemente participei com uns amigos da Academia de Letras de uma enquete por e-mail que propunha eleger "as cinco pessoas mais influentes da História". Cada um votava em cinco nomes e no final os votos eram pesados e contabilizados, tendo-se chegado a uma lista de mais de 30 nomes em ordem de importância. Essa lista, que diz mais a respeito de nós mesmos do que dos nossos eleitos, chegou ao seguinte resultado:
Jesus - Maomé - Marx - Moisés - Hitler
São estas, para nós participantes da votação, as cinco pessoas mais influentes da História. Reproduzo agora alguns dos meus comentários desconstrutivistas, no sentido de Derrida, a respeito dessa relação:
- Quanto às origens, 3 vieram do Oriente Médio e 2 da Europa Central.
- Quanto à língua materna, 1 provavelmente falava egípcio e hebraico, 1 falava aramaico, 1 falava árabe e 2 falavam alemão.
- Etnicamente, são 3 judeus, 1 árabe e 1 germânico (ou 4 semitas e 1 anti-semita).
- Cronologicamente estão bem distribuídos: um de c. do séc. XV a.C., um do séc. I, um do séc. VI / VII, um do séc. XIX e um do séc. XX.
- Quanto à auto-imagem que ostentam em suas respectivas doutrinas, são 2 profetas, 1 filho de Deus, 1 intelectual revolucionário e 1 führer.
- Com relação à religião, são 3 fundadores de religiões monoteístas contra 1 ateu e 1 católico seguidor de crenças ocultistas germânicas pintado como ateu.
- Politicamente, são 3 homens "práticos" (Maomé, Moisés, Hitler) contra 2 "teóricos" (Jesus, Marx).
- Quanto à natureza de suas ideias, são 3 místicos, 1 racionalista e 1 irracionalista, no sentido espinosiano.
- Quanto à divulgação de suas ideias, 2 tiveram seu pensamento conhecido e difundido por meio escrito graças ao trabalho de outros, enquanto 3 redigiram a própria obra.
- Quanto à profissão, um era carpinteiro; outro era mercador; outro era jornalista escritor; outro foi príncipe e depois pastor; outro foi pintor, militar e estadista.
- Quanto ao nascimento, um nasceu de uma virgem; outro nasceu de uma família de mercadores; outro nasceu de uma família judia de classe média; outro permaneceu oculto após o nascimento e foi lançado à deriva num rio dentro de uma cesta até ser encontrado por uma princesa; outro ocultou suas origens humildes e controvertidas.
- Quanto à morte, um morreu crucificado aos 33 anos de idade; outro morreu aos 63 após uma breve enfermidade; outro morreu aos 64 e foi enterrado como apátrida; outro morreu aos 120 anos após contemplar a terra de Canaã; outro se suicidou aos 56 na iminência de perder uma guerra.
- Quanto ao feito mais marcante, um ressuscitou ao terceiro dia e ascendeu aos céus; outro unificou tribos mutuamente hostis e formou um império; outro escreveu uma obra capital; outro dividiu as águas de um mar; outro foi responsável direto por uma guerra mundial.
- São 5 homens e nenhuma mulher.
E para você, quem são as cinco pessoas mais influentes da História?
Vote já!
Um comentário:
Bem, na minha opinião particular, os cinco personagens mais influentes da História são: Jesus Cristo, Maomé, Isaac Newton, Buda e Confúcio.
Postar um comentário