Fábio Aristimunho Vargas[1]
Introdução
O romance El reino de este mundo
(1949), do escritor cubano Alejo Carpentier (1904–1980), publicado como O reino deste mundo na edição brasileira
(Martins Fontes, 2009), é uma obra de ficção que tem como pano de fundo a
Revolução Haitiana, representando a tensão entre colonos brancos e negros
escravos na colônia convulsionada, assim como as contradições do Haiti
independente, cobrindo o período de entre a segunda metade do séc. XVIII e as
primeiras décadas do XIX. O livro é também famoso por ter introduzido o
conceito de “real maravilhoso”, que muito influenciou a literatura
latino-americana do séc. XX.
Sob diversos aspectos a obra pode ser enquadrada na categoria de “ficção
histórica”. Trata-se de uma ficcionalização do passado histórico, em que há um
cruzamento entre o plano individual (a vida do personagem Ti Noel) e o plano
coletivo (a Revolução Haitiana e o papel específico dos personagens históricos
representados na obra). Observa-se uma perfeita concatenação entre os
acontecimentos históricos e os rumos da narrativa, numa relação de mútua
influência. Por essa perspectiva El reino
de este mundo filia-se à melhor tradição do romance histórico, representada
por obras como Ivanhoé (1819), de
Walter Scott, Guerra e paz (1865–1869),
de Léon Tolstói, Memórias de Adriano (1951),
de Marguerite Yourcenar, e Memorial do
convento (1982), de José Saramago, mas também inaugura um subgênero
literário que viria a ser denominado “a nova
novela histórica da América Latina”, conforme se verá.
A narrativa em questão não menciona datas nem nomeia fatos, embora
especifique a passagem do tempo: “Quatro anos durou a espera”; “Transcorreram
vinte anos depois disso tudo” (CARPENTIER, p. 37 e 50). No entanto é possível
datar os principais acontecimentos retratados, assim como identificar os
personagens reais que aparecem na trama. Segundo adverte o autor no Prólogo,
o relato que se vai ler foi estabelecido sobre uma
documentação extremamente rigorosa que não somente respeita a verdade histórica
dos acontecimentos, de nomes de personagens – inclusive secundários –, de
lugares e até de ruas, mas também oculta, sob sua aparente intemporalidade, um
minucioso cotejo de datas e de cronologias. (CARPENTIER, p. 11)
Observa-se, assim, certa tensão entre o “mundo” e o “reino” em El reino de este mundo: o mundo real e o
reino da ficção, em uma dialética baseada no cruzamento de dois campos
discursivos. A convergência entre narrativa histórica e narrativa ficcional dá
origem à narrativa de ficção histórica, à qual, segundo adverte Marilene
Weinhardt, não interessa
repetir
o relato dos acontecimentos magnos, mas ressuscitar poeticamente os seres
humanos que viveram tal experiência. Essa forma literária deveria fazer com que
o leitor apreendesse as razões sociais e individuais que fizeram com que os
homens vivendo aquele tempo e habitando aquele espaço pensassem, sentissem e
agissem da forma como o fizeram. (WEINHARDT, 2011, p. 27)
O objetivo do presente artigo é desvendar os elementos históricos
referidos e ficcionalizados por Carpentier ao longo de El reino de este mundo, buscando separar o MUNDO (real) do REINO
(da ficção), de modo a fornecer subsídios para melhor compreensão da narrativa.
A obra é estruturada em quatro partes, que passamos a analisar isoladamente.
I
A primeira parte está centrada na revolta liderada por Mackandal na
década de 1750. François Mackandal (?–1758), originário da África, foi um escravo
que liderou uma revolta de escravos das mais estranhas e considerado um
“Houngan” (Supremo Sacerdote) pela religião vodu haitiana. A revolta em si é
retratada, no livro, em detalhes cruentos.
De repente toda planície norte foi invadida por um estranho e
desconhecido veneno, que matava vacas, bois, novilhos, cavalos, ovelhas,
infestando toda a comarca com um interminável fedor de carniça. As fogueiras
não davam conta da demanda e os animais continuavam desabando. Os telhados
viviam repletos de aves carniceiras e as moscas verdes a tudo infestavam. Para
surpresa de todos, o veneno começou a se espalhar também pelas casas,
fulminando sem aviso os proprietários. Havia um grande temor pelo veneno de
origem desconhecida e a todo momento havia enterros. Temerosos e à procura de
uma explicação, os colonos açoitavam e torturavam seus escravos, enquanto o
veneno continuava dizimando famílias, levando consigo a esposa de Monsieur
Lenormand de Mezy. Certa tarde um escravo alcaguetou o maneta Mackandal, que,
investido de poderes extraordinários, seria o Senhor do Veneno. O dedo-duro foi
morto com um tiro nos intestinos e iniciou-se uma tempestade de açoites nas
fazendas. “Naquela mesma tarde, mobilizaram-se todos os homens disponíveis para
caçar Mackandal.” (CARPENTIER, p. 33)
As buscas foram inúteis, não tendo sido encontrado sequer rastro do
feiticeiro. O veneno, por outro lado, uma vez conhecida sua procedência, deteve
a sua marcha. Agora que a morte havia recobrado seu ritmo normal, aos poucos a
vida também voltava à normalidade. As batidas contra Mackandal iam rareando.
Enquanto isso o mito e as histórias do feiticeiro iam prosperando entre os
escravos, espalhando-se relatos de seus poderes licantrópicos: uma iguana verde
que aquecera o dorso no teto do secador de tabaco; uma mariposa noturna voando
à luz do dia; um grande cão que roubou um pernil de veado; um alcatraz que se
sacudiu sobre a parreira do quintal – todos eles eram nada mais que
metamorfoses de Mackandal, seus disfarces enquanto continuava a visitar as
fazendas para vigiar seus fiéis e saber se ainda confiavam em sua volta. Um
dia, dizia-se, ele daria o sinal do grande levante e, segundo Ti Noel, o sangue
dos brancos correria até o riacho. E assim se passaram quatro anos de espera.
Finalmente capturado, preparou-se para Mackandal uma punição que deveria
servir de exemplo aos demais negros. Os escravos foram levados por seus
senhores, em grandes grupos escoltados por capatazes a cavalo e guardas com
armamento de campanha, até a praça central da Cidade do Cabo. Enquanto isso os
soldados amontoavam lenha ao pé de um poste. Autoridades e funcionários
públicos instalavam-se em altas poltronas à sombra de um toldo e nos balcões as
damas com seus leques e sombrinhas se postavam para o acontecimento. Cada vez mais
apertados e suarentos, os negros aguardavam o espetáculo organizado
especialmente para eles. Mackandal era conduzido para o centro da praça,
coberto de cordas e ferimentos recentes. Apesar da expectativa dos amos, os
escravos demonstravam uma revoltante indiferença. Para eles os brancos nada
entendiam de coisas dos negros; Mackandal, que havia passado por um ciclo de
transformações, superando a ausência de um braço com a posse de várias patas,
haveria de transformar-se a qualquer momento em um mosquito zombador, fugindo
de seus captores.
Com o gesto do governador tacou-se fogo à pilha de lenhas que estava a
seus pés. Mackandal agitou o coto e vociferou conjuros desconhecidos. Suas
amarras se soltaram e seu corpo se precipitou sobre os negros, que o saudaram
com um grito de “Mackandal sauvé!”. Os guardas se lançaram a coronhadas contra a
turba em meio à gritaria, e poucos viram que Mackandal fora por fim jogado de
cabeça no fogo, que afogou seu último grito. Quando o espetáculo terminou e os
negros se acalmaram, estes voltaram a suas fazendas rindo por todo caminho.
“Mackandal cumprira sua promessa, permanecendo no reino deste mundo.” (CARPENTIER,
p. 45) Para eles os brancos tinham sido ludibriados por Mackandal, que se teria
metamorfoseado, enquanto para os brancos tudo isso apenas atestava a
insensibilidade dos negros ante o suplício de um semelhante.
Na vida real, Mackandal foi capturado e queimado vivo na praça pública da
Cidade do Cabo (Cap-Français, hoje Cap-Haïtien), no ano de 1758.
II
A segunda parte tem como pano de fundo os estertores do período colonial,
quando o domínio francês sobre o Haiti começa a se esfarelar. Os personagens
históricos que protagonizam essa parte são Bouckman e Pauline Bonaparte, esta
nomeada no livro como Paulina. Nessa parte há também, no capítulo 1, uma
prematura menção a Henri Christophe, que viria a se tornar rei do Haiti, mas
que à época dos fatos narrados era mestre-cuca e dono de um albergue na Cidade
do Cabo.
O capítulo 2 faz uma colorida recriação da Cerimônia de Bois Caïman, conduzida
no dia 14 de agosto de 1791 pelo sacerdote vodu Dutty Bouckman[2]
(?–1791) em conjunto com uma aliança secreta de escravos. Essa cerimônia marca
o início da Revolução Haitiana, que redundaria na independência do país em
1804. Bouckman é retratado no livro como alguém dotado de poderosa retórica e
personalidade magnética, a quem todos os presentes juraram fidelidade.
Mencionam-se também seus comandantes Jean François, Biassou e Jeannot (CARPENTIER,
p. 55), líderes que segundo ele libertariam os escravos de Saint-Domingue.
A revolta de Bouckman é retratada de maneira mais comedida, se comparada
ao nível de detalhamentos no relato da revolta de Mackandal. A narração
limita-se ao microcosmo da fazenda de Monsieur Lenormand de Mezy e a menções a posteriori. Lenormand de Mezy,
surpreendido pelo início do levante, escondeu-se por dois dias no fundo de um
poço seco. Enquanto isso os negros mataram sua esposa e o contador da fazenda,
saquearam a casa, incendiaram os canis e o paiol e saíram aos gritos de
“morra!” aos amos, ao governador e a todos os franceses do mundo. Retornando
temeroso à própria casa, após vários dias veio a saber, por um mensageiro a
cavalo, que a revolta fora abafada e que a cabeça do líder, Boukman, já criava
vermes no exato lugar em que Mackandal fora queimado anos antes. Encontrando-se
com o governador, que tremia de nervosismo e insônia, soube dele que se
planejava o extermínio total e absoluto dos escravos, assim como dos negros e
mulatos livres. A colônia ia à ruína, os negros tinham violado quase todas as
moças distintas da planície. Foi nesse momento que pela primeira vez prestou
atenção a uma palavra que até então lhe passara despercebida: Vaudoux (vodu), designação que para ele
evocava as práticas selvagens dos feiticeiros das montanhas e que naquele
momento se traduzia em uma religião secreta que alentava e unia os negros
rebeldes. Considerando-se a morte Bouckman, é possível datar esses fatos todos
de novembro de 1791.
Maria Paola Buonaparte (1780–1825), mais conhecida como Pauline
Bonaparte, irmã mais nova de Napoleão Bonaparte, protagoniza os capítulos 6 e 7
da segunda parte. Casada com o general francês Charles Leclerc (1772–1802),
chega com a família a Saint-Domingue em 1801, cujo governo seu marido assume.
No entanto sua estada é encurtada por um surto de varíola, que vitima Leclerc
em 1º de outubro de 1802. O livro retrata uma Pauline aterrorizada ante a
possibilidade de a epidemia alcançá-los na ilha de Tortuga, onde se refugiaram,
a ponto de participar dos rituais vodus conduzidos pelo negro Solimán, antigo
garçom de uma casa de banho que passara a lhe servir como seu massagista.
Pauline retorna à França tão logo lhe morre o marido. Anos mais tarde um igualmente
aterrorizado Solimán, acompanhando a viúva do rei Christophe, se depararia, em
Roma, com uma estátua com as formas do corpo de Pauline, no Palazzo Borghese.
De fato Pauline Bonaparte morreu em Roma, aos quarenta e cinco anos de idade,
em 1825.
III
A terceira parte é focada no rei Henri Christophe e na construção da
Cidadela La Ferrière. Também se menciona (CARPENTIER, p. 84), en passant, Jean-Jacques Dessalines
(1758–1806), ex-escravo líder da Revolução Haitiana que proclamou a
independência do Haiti em 1804. Tornou-se o primeiro governante do país e mais
tarde, seguindo os passos de Napoleão, proclamou-se imperador. Morreu traído
por seus colaboradores Alexandre Pétion e Henri Christophe.
Henri Christophe (1767–1820), ex-escravo, militar de carreira, tornou-se
presidente do Haiti em 1807 e proclamou-se rei em 1820. Cometeu suicídio em
1820. É retratado, em El reino de este
mundo, como um autocrata impopular e cruel. Sans-Souci, sua “capital”, é
vista pelo personagem Ti Noel como um lugar repleto de palácios, com uma
fortaleza de janelas arqueadas, terraços, estátuas, jardins, pérgulas, riachos
artificiais, militares vestidos de branco, jovens capitães, palácios, damas
coroadas de plumas, igrejas adornadas. Mas o que mais o assombrava era a descoberta
de que esse mundo prodigioso era um mundo de negros.
O velho Ti Noel é preso e levado com outros detentos para um campo de
construção. Sua função era, junto com inúmeros meninos, grávidas, mulheres e
velhos, carregar um tijolo por vez até o alto de uma montanha. Trata-se aqui da
construção da gigantesca Citadelle Laferrière, que durou de 1805 a 1820,
localizada no alto de uma montanha (“Gorro del Obispo”, segundo o livro) no
norte do Haiti. Trata-se da maior fortaleza de todo o continente americano.
Segundo El reino de este mundo,
negros morriam diariamente na obra, mas ninguém dava por sua falta. Centenas de
homens trabalhavam na imensa construção, sempre vigiados. A obra seguia noite
adentro e toda a população do norte fora mobilizada para ali trabalhar. Ninguém
mais ousava reclamar, em face da repressão do regime. Ti Noel considerava que o
pior de tudo era ser espancado por um outro negro; noutros tempos os colonos
pelo menos evitavam matar seus escravos, já que eram parte de seu patrimônio;
já ali a morte de um negro nada custava ao tesouro público. O rei Christophe
sempre subia à Cidadela postada próximo ao céu.
O saque ao Palácio de Sans-Souci, residência do rei Christophe, merece
especial atenção de Carpentier. O rei testemunhou a debandada geral de sua
corte e de seus soldados, que num grande motim abandonavam o palácio. A rainha
e as princesas choravam. O rei se pôs a andar pelo palácio vazio, refletindo
sobre como procurara dar à sua corte uma aparência europeia, fugindo à mística
africanista dos primeiros caudilhos. Nesse momento a noite se encheu de tambores,
com chamados de montanha a montanha, subindo das praias e das cavernas, retumbando
tambores que invocavam Bouckman. Começava a invasão de seu palácio pelo povo,
que a tudo incendiava e destruía em seu caminho. O rei se matou com uma arma
antes que os revoltosos o alcançassem. O corpo do rei foi carregado pelos
últimos serviçais fiéis, acompanhado da rainha e das princesas, que fugiam em
disparada no meio da noite rumo à Cidadela La Ferrière. Ao longe o palácio real
ardia em chamas, com tudo o mais tomado e saqueado pelo povo revoltoso. Quase
ao amanhecer chegaram à Cidadela, onde sepultaram o corpo do rei em meio a uma
argamassa fresca. O exército real debandou de vez. O governador da fortaleza
cortou um dos dedos mínimos do rei, entregando-o à rainha, que o guardou. O
corpo do rei se misturava à própria matéria da fortaleza. Esses fatos são
datados de outubro de 1820.
IV
A quarta e última parte se passa já durante a República Haitiana. O
presidente Jean-Pierre Boyer (1776–1850), segundo presidente do país e
responsável pela reunificação do país, é mencionado brevemente (CARPENTIER, p.
120): para acalmar Solimán, que se aterrorizara ao encontrar no Palácio
Borghese uma estátua com as formas de Pauline Bonaparte (a Venus Victrix, do
escultor italiano Antonio Canova), a ex-rainha María Luisa recorre aos chás de
ervas amargas que recebia, via Londres, do presidente Boyer.
Em especial essa parte demonstra uma tentativa de racionalização do
governo e da administração pública, embora por meio de iniciativas danosas à
população pobre. Ti Noel uma manhã recebeu a inesperada visita de agrimensores,
que mediam suas terras e o ignoravam enquanto falavam o idioma dos franceses.
Ti Noel exigiu que se retirassem, mas fizeram-lhe pouco caso. Humilhado,
escondeu-se numa chaminé, de onde gritava imprecações. Depois percebeu que os
agrimensores estavam por toda parte e que muitos camponeses abandonavam suas
choças. Os mulatos eram para ele uma novidade.
Mackandal não tinha previsto isso de trabalho
obrigatório. Tampouco Buckman, o Jamaicano. Os mulatos eram uma novidade em que
não poderia ter pensado José Antonio Aponte,[3]
decapitado pelo marquês de Someruelos, cuja história de rebeldia era conhecida
por Ti Noel desde seus dias de escravidão cubana. Por certo nem sequer Henri
Christophe teria suspeitado que as terras de São Domingos iriam propiciar essa
aristocracia confusa e perplexa, essa casta quarterã, que agora se apoderava
das antigas fazendas, dos privilégios e das investiduras. (CARPENTIER, p. 126)
Invocando lembranças de Mackandal e Bouckman, Ti Noel percebeu quão fácil
era transformar-se em animal, metamorfoseando-se em ave, garanhão, vespa,
formiga.
Ti Noel recebeu em sua propriedade gansos dos antigos viveiros do palácio
real, salvos do saque porque sua carne não agradava os negros. O bando se
organizava de acordo com os antigos conselhos africanos e o velho tentou
unir-se a ele, mas não foi aceito. Compreendeu que o repúdio dos gansos era um
castigo por sua covardia. “Mackandal disfarçara-se de animal, durante anos,
para servir aos homens, e não para desertar do terreno dos homens.” (CARPENTIER,
p. 130) O homem só pode encontrar sua grandeza no Reino deste Mundo. Subindo
numa mesa que tomara no saque ao Palácio de Sans-Souci,
O velho lançou sua declaração de guerra aos novos
senhores, dando ordem a seus súditos de tomar de assalto as obras insolentes
dos mulatos investidos de autoridade. (CARPENTIER, p. 131)
Veio uma feroz tempestade e desde esse momento ninguém mais soube de Ti
Noel, salvo talvez um certo abutre molhado. Esse final dúbio indica a possível
metamorfose de Ti Noel ou, por outro lado, anuncia sua morte.
Conclusão
Alejo Carpentier emprega, na composição de El reino de este mundo, diversos elementos reais e históricos de
profundo significado no contexto da Revolução Haitiana, apresentando-os ora no
centro da cena, ora como pano de fundo da narrativa. Embora não datados nem
nomeados, os fatos são claramente identificáveis, assim como os personagens reais
e os lugares concretos mencionados ao longo da obra. O próprio autor admite
esse artifício no Prólogo do livro, apontando para o rigor empregado em sua
pesquisa e no cotejo de datas e nomes.
Estão retratados no enredo acontecimentos históricos como:
·
a revolta de Mackandal, na década de 1750,
quando escravos sublevados, liderados por um chefe vodu de origem africana,
envenenaram sorrateiramente, com poções de plantas, os colonos franceses da
colônia de Santo Domingo;
·
a Cerimônia de Bois Caïman (14 de agosto de
1791) e a revolta de Bouckman (encerrada em novembro de 1791), ocasião em que
os negros se insurgiram maciçamente contra os franceses, destruindo fazendas e
matando colonos;
·
a expedição de Santo Domingo, capitaneada pelo
general Charles Leclerc, que visava restaurar a ordem e o poder da França na
colônia convulsionada (1801–1803);
·
a construção da Cidadela La Ferrière (1805–1820),
a maior fortaleza do continente;
·
o saque ao palácio de Sans-Souci pelo povo e o
suicídio do rei Henri Christophe (1820).
Pessoas reais que tiveram envolvimento destacado nos acontecimentos
aparecem, ficcionalizadas, como personagens centrais em determinadas passagens
da narrativa, tais como Mackandal (?–1758), escravo e sacerdote vodu (“Houngan”)
que liderou uma revolta de escravos que acabaria por envenenar inúmeros colonos
franceses na colônia de Santo Domingo, tendo sido afinal preso e queimado vivo
em praça pública, numa das cenas mais dramáticas e intensas do livro (Mackandal
aparece na parte I, capítulos 1 a 8); Dutty Bouckman (?–1791), escravo oriundo
da Jamaica e feiticeiro vodu responsável por conduzir a famosa Cerimônia de
Bois Caïman e por liderar a revolta de escravos de 1791, tendo sido afinal
decapitado, cujo nome evoca o afrancesamento de “Book Man”, ou “Homem do
Livro”, o que permite deduzir sua suposta origem muçulmana (parte II, capítulos
1 a 3); Paulina ou Pauline Bonaparte, nascida Maria Paola Buonaparte (1780–1825),
irmã de Napoleão Bonaparte e esposa do general Leclerc, que viveu com a família
em Santo Domingo entre 1801 e 1802 (parte II, capítulos 6 e 7); Henri
Christophe (1767–1820), ex-escravo, mestre-cuca e militar que se tornou
presidente do Haiti em 1807 e se proclamou rei em 1820 (parte II, capítulo 1, e
parte III, capítulos 1 a 7).
Também figuram personagens reais secundários, que não têm a personalidade
nem quaisquer subjetividades aprofundadas pelo autor, embora com participações pontuais
destacadas: Jean-François, Biassou e Jeannot, escravos revoltosos nomeados seus
comandantes por Bouckman durante a Cerimônia de Bois Caïman (1791); o general
Charles Leclerc (1772–1802), cunhado de Napoleão Bonaparte, responsável por restabelecer
a ordem e a autoridade da França na colônia, comandando a expedição de Santo
Domingo; a rainha María Luiza (Marie-Louise Christophe, nascida Marie-Louise Coidavid,
1778–1851), esposa de Henri Christophe, e as princesas Françoise-Améthyste e
Athénaïs, que embora não nomeadas no livro estão presentes em passagens
marcantes, como o saque de Sans-Souci, o enterro do rei e o período italiano da
rainha.
Há também personagens reais citados apenas nominalmente, sem participação
ativa na trama: Jean-Jacques Dessalines (1758–1806), ex-escravo herói da
independência do Haiti autoproclamado imperador (CARPENTIER, p. 84); o
capuchinho Cornejo Breille, também referido como Corneille Brelle ou
Jean-Baptiste-Joseph Brelle (1754–1819), emparedado no edifício do Arcebispado
por ordem do rei para evitar que retornasse à França com todos os seus segredos
(CARPENTIER, p. 97); o presidente Jean-Pierre Boyer (1776–1850), responsável
por reunificar o país após Henri Christophe (CARPENTIER, p. 120); José Antonio
Aponte, líder de uma revolta de escravos em Cuba entre 1811 e 1812
(CARPENTIER, p. 126).
Por fim, figuram personagens que, por sua verossimilhança, aparentam ser inspirados
em pessoas reais, ainda que, é lícito supor, tenham tomado tão-somente o nome de
empréstimo a pessoas que existiram de verdade. É o caso por exemplo do negro
Solimán, antigo garçom de uma casa de banho que, na história de Carpentier,
passou a massagista de Pauline Bonaparte e mais tarde, como cortesão, carregou
o corpo de Henri Christophe e participou de seu enterro, afinal acompanhando a
rainha em seu exílio italiano. Não nos foi possível apurar se o personagem
Solimán foi de fato inspirado em alguma pessoa real.
Já personagens como Ti Noel, Monsieur Lenormand de Mezy e sua esposa
Floridor são claramente fictícios. Ti Noel, aliás, é o personagem principal de
toda a história, fazendo-se presente, participando ou testemunhando a distância
os principais acontecimentos históricos apropriados pela narrativa.
Dentre os lugares reais que servem de palco para os acontecimentos, entre
a segunda metade do séc. XVIII e as primeiras décadas do XIX, destacam-se:
·
Santo Domingo, ou Saint-Domingue, colônia
francesa de 1627 a 1804, na parte ocidental da Ilha de Hispaniola, que daria
origem ao Haiti quando de sua independência;
·
a Cidade do Cabo, ou Cap-Français, hoje
Cap-Haïtien, onde o personagem Ti Noel passa boa parte da vida e que visita uma
última vez na velhice;
·
o albergue La Corona, na rua dos Espanhóis, Cidade
do Cabo, cujo cozinheiro havia sido ninguém menos que Henri Christophe;
·
Santiago de Cuba, destino de muitos antigos
colonos franceses que migraram após os prejuízos e perdas humanas devidos à
revolta liderada por Bouckman;
·
a ilha de Tortuga, ou Île de la Tortue, onde
Pauline Bonaparte se refugiou da epidemia de tuberculose e onde Leclerc viria a
morrer;
·
Sans-Souci, a capital de Henri Christophe, e o
Palácio de Sans-Souci, residência do rei saqueada pelo povo insurreto em 1820;
·
a Cidadela La Ferrière, ou Citadelle Laferrière,
imensa fortaleza construída no alto de um morro no norte do Haiti à custa de
enormes esforços e vidas humanas, que acabou servindo de mausoléu para o corpo
de Henri Christophe;
·
Roma, onde viveram a ex-rainha María Luíza e suas
filhas;
·
o Palácio Borghese, em Roma, onde se encontra
uma estátua em mármore, a Venus Victrix, concluída em 1808, esculpida pelo
escultor italiano Antonio Canova a partir das formas de Pauline Bonaparte (à
época já Pauline Borghese), esta considerada uma das mulheres mais belas de seu
tempo.
Como se vê, a ficcionalização do passado histórico é um dos principais
recursos empregados por Carpentier na composição de El reino de este mundo, que o faz com maestria. O resultado é uma
obra de ficção, um “romance histórico”, com méritos à altura das grandes obras
do gênero e com densidade à altura de retratar um dos marcos fundadores da
América Latina, a Independência do Haiti em 1804, primeiro país da região a se
libertar da opressão colonial. Inclusive o crítico estadunidente Seymour Menton
(apud WEINHARDT, 2011, p. 45) assinala
El reino de este mundo como a obra
inaugural do subgênero literário ao qual denomina “a nova novela histórica da
América Latina”, referindo-se a ela pela sigla NNH.
No presente artigo procuramos, em suma, distinguir historicidade de
ficcionalização, separar o MUNDO do REINO, ou o mundo real do reino da ficção,
cujo cruzamento constitui o principal recurso narrativo de Carpentier em El reino de este mundo. Se o autor
empreendeu uma “ficcionalização da história”, nós aqui buscamos identificar a “historicidade
da ficção”.
Outro inegável mérito da obra foi haver introduzido o conceito de “real
maravilhoso”, que exerceria marcante influência sobre a literatura
latino-americana da segunda metade do séc. XX. Desse tema, mais um produto do
cruzamento entre o real e o fictício, trataremos em uma outra oportunidade.
Bibliografia
CARPENTIER, Alejo. O reino deste mundo. Tradução Marcelo Tápia. São Paulo: Martins
Fontes, 2009.
ENCICLOPÉDIA Mirador
Internacional. São Paulo / Rio de Janeiro: Encyclopaedia Britannica do Brasil
Publicações, 1976.
WEINHARDT,
Marilene. Romance histórico: das origens escocesas ao Brasil finissecular. In:
WEINHARDT, Marilene (Org.). Ficção
histórica: teoria e crítica. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2011.
WIKIPÉDIA. A
enciclopédia livre. Disponível em: . Acessado em: set.2011.
[1]
Escritor e tradutor. Autor dos poemários O
show dos bichos (2013), Pré-datados (2009)
e Medianeira (2005). Doutorando em
Teoria Literária / Tradução pela UFPR e em Integração da América Latina pela
USP.
[2]
Considerando-se que Bouckman era originário da Jamaica, suspeita-se que seu
nome seja o afrancesamento do inglês “Book Man”, ou “homem do livro”, um
indício de que fosse talvez muçulmano.
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